Ciência Móvel - Caravana da Ciência
A divulgação cientifica desempenha um papel de fundamental importância na desmistificação da ciência e na aproximação entre sociedade e as descobertas cientificas. “Levar ciência a onde o povo está“ é a meta do programa. O Programa Ciência Móvel - Caravana da Ciência é um projeto de extensão inovador itinerante integrado ao Circuito de Difusão Popularização da Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Espirito Santo que interliga vários projetos em desenvolvimentos tais como: Rota da Ciência, Ciência na Praça, Ciência na Escola, Feiras de Ciências, Mostras Cientificas Regionais Robótica educacional, Planetário Móvel, Baú de Ciências, Show de Química, Show de Física, Museus de Ciência., e agregando vários espaços não formais entre outros. Que oferecem a oportunidade de desenvolvermos uma programação científico-cultural, lúdica e interativa, em regiões não contempladas pela dinâmica atual das atividades de difusão e popularização da ciência desenvolvida por Universidades e Centros de pesquisa e Museus.
Tem como missão a difusão e a popularização da Ciência, principalmente para todos os municípios do interior do Estado do Espirito Santo e estados vizinhos. Nesse contexto de divulgação científica, o Ciência Móvel - Caravana da Ciência vai ter um papel importante na integração e desenvolvimento do conhecimento, contribuindo para melhoria de qualidade de formação educacional e cidadania. Visando aproximar a ciência e a tecnologia do grande público, em sua maioria leiga em assuntos científicos, a intenção é aguçar a curiosidade, provocando o desejo da experimentação e do diálogo.
Através de uma unidade móvel serão levados diversos experimentos científicos itinerantes que estimulam de forma lúdica a compreensão de aspectos científicos em atividades cotidianas. Constituída por uma unidade móvel adaptada para transportar cerca de 40 experimentos e kits pedagógicos, o “Ciência Móvel” se transforma em uma base local de apoio para o desenvolvimento de diferentes atividades (exposições interativas, oficinas, minicursos, palestras, observações astronômicas, apresentação de multimídia, etc...). Orientados por professores e monitores o público terá a oportunidade de interagir com o acervo experimental disponibilizado, assistir a demonstrações, palestras e realizar experimentos. Segundo o Prof. Armando Biondo está de acordo com dos parâmetros das politicas publicas de inclusão social por meio da educação cientifica.